Percy Jackson & the Olympians

Percy Jackson & the Olympians (Percy Jackson e os Olimpianos no Brasil Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo em Portugual) é uma série de cincolivros juveinis de aventura de Rick Riordan, baseada na mitologia grega. O protagonista é Percy Jackson, que descobre ser um semi-deus, filho de Poseidon, deus do mar. Percy tem dois melhores amigos: Annabeth Chase e Grover Underwood, que o acompanham ao longo de suas aventuras.
Juntos, os cinco livros da saga já venderam mais de 9 milhões de exemplares pelo mundo,permanecendo por 155 semanas na lista de best seiler doThe New York Times.
Livros:


O Ladrão de Raios 

O Mar de Monstros

A Maldição do Titã                  

A Batalha do Labirinto

O Último Olimpiano

 

 


 

 Personagens Principais

  • Percy Jackson - idade 12-16, semideus filho de Poseidon, ele é o protagonista da série.
  • Grover Underwood - 28-33 anos (16 na idade humana), sátiro, o melhor amigo de Percy, ele torna-se um senhora da vida, em O Último Olimpiano.
  • Annabeth Chase - idade 12-16, semideusa filha de Athena, o amiga forte (e mais tarde, sua namorada), de Percy. Muito inteligente, hábil em arquitetura e estratégia.
  • Luke Castellan - idade 18-23, semideus, filho de Hermes, mais tarde, possuído por Cronos, se sacrifica em O Último Olimpiano para salvar o Olimpo. Vilão da série, vira herói no final.
  • Thalia Grace - idade 14-15 (permanente), filha do grande Zeus, aparece pela primeira vez no final do Mar de Monstros e torna-se tenente de Artemis em A Maldição do Titã e a faz imortal, com excepção da morte em combate.
  • Nico di Angelo - idade 10-12, semideus filho de Hades, tem rancor de Percy temporariamente, Comanda os mortos.
  • Tyson, o ciclope - 12 anos, é meio-irmão de Percy através de Poseidon. Ele aparece pela primeira vez no início de O Mar de Monstros. Atinge altas patentes do exército no final de O Último Olimpiano.
  • Clarisse La Rue - idade 14-18, semideusa filha de Ares, não se dá bem com Percy ou Annabeth.
  • Rachel Elizabeth Dare - idade 14-16, a "menina mortal clarividente ", que auxilia Percy, tor

 Os arquivos do Semideus

Os arquivos do Semideus, é um livro de curiosidades da série Percy Jackson e os Olimpianos. Traz três contos inéditos, entrevistas com os campistas e imagens. Foi lançado nos Estados Unidos em 2009 e no Brasil em 10 de agosto de 2010.

Semideuses e Monstros

Semideuses e Monstros é um outro livro de Rick Riordan e foi lançado em 10 de fevereiro de 2009. Com uma introdução de Riordan, que apresenta ensaios escritos por vários autores jovens e adultos que exploram, discutem, e fornecen uma visão mais aprofundada da série Percy Jackson. Em 196 páginas, contém também informações sobre os locais e personagens da série, bem como um glossário de mitologia grega.

 Adaptações cinematográficas

A adaptação do primeiro livro da série foi dirigida por Chris Columbus (o mesmo de Harry Potter e a Pedra Filosofal) e produzida pela 20h Century Fox, estreando em 12 de fevereiro de 2010 nos Estados Unidos e no Brasil .

 Sequência

Será lançada uma nova série do Acampamento Meio-Sangue no dia 12 de outubro de 2010. A série se chamará "The Heroes of Olympus" (Os Heróis do Olimpo) e o primeiro livro dessa série será "The Lost Hero" ("O Herói Perdido"). Alguns dos heróis da série "Percy Jackson e os Olimpianos" devem participar, mais ainda não se sabe quais. Isso será anunciado no verão americano, junto com outras informações. Uma descrição sobre o livro que foi postada no site do autor: "Agora, em uma nova série do autor bestselling Rick Riordan, fãs vão retornar para o mundo do Acampamento Meio-Sangue. Aqui, um novo grupo de heróis vai herdar uma missão. Mas para sobreviver essa jornada, eles precisarão da ajuda de alguns semideuses familiares".